26 de março de 2019

Startup de sucesso: o Sebrae pode te ajudar a ter uma

Startup de sucesso: o Sebrae pode te ajudar a ter uma

Quer montar seu negócio, mas ainda ainda não sabe como começar? Está cheio de ideias, mas tem receio dos primeiros passos? Ter uma startup de sucesso é o sonho de muito empreendedor, mas, para isso, é preciso entender que o caminho é cheio de desafios – com recompensas, claro – e você precisar estar bem informado para evitar erros!

Para ter uma startup de sucesso você, provavelmente, vai precisar de ajuda e o Sebrae pode contribuir muito nesse processo. Fizemos um texto para te explicar que entre ter uma ideia e colocá-la em prática existe uma trilha enorme! Por isso, toda ajuda é super bem-vinda e vai deixar você pronto para decolar!

Caminhos para uma startup de sucesso

Saber o que a sua empresa vai oferecer é muito importante. Isso vai muito além de entender que produto ou serviço você vai oferecer. Isso também diz respeito a como os produtos serão feitos, porque são diferentes dos que já estão no mercado, quem é seu público-alvo e, principalmente, como tudo vai gerar lucro.

Então, para construir seu modelo de negócio, a dica é começar respondendo às perguntas:

  • O que é?
  • Meu produto/serviço é único?
  • Como fazer?
  • Como validar?
  • Como viabilizar parcerias?
  • Qual será meu modelo de receita?
  • Como o produto vai chegar ao cliente?

Dica Startup: Leia Inovação em modelos de negócios – ou Business Model Generation, em inglês. O livro, organizado por Alex Osterwalder, traz exemplos como Apple, Nintendo Wii e Cirque de Soleil criaram, validaram e mantêm negócios de sucesso

Cursos do Sebrae

O Sebrae oferece cursos para empreendedores que desejam começar gerindo da forma correta e entendendo cada detalhe de como vai funcionar o próprio negócio. É interessante procurar por estado – aqui você vê lista de cursos em Alagoas.

Mas não deixe de dar uma conferida nas opções de outros lugares, na página do Sebrae nacional, já que, além dos cursos presenciais, há opções online. Dá uma olhada, é super importante para uma startup de sucesso!

Ah, você também precisa conhecer o Empretec, perfeito para quem quer empreender – ou já está tocando um negócio – e quer desenvolver habilidades empreendedoras para ampliar a visão, ser mais seguro na tomada de decisões e aumentar as chances de um negócio de sucesso.

Fale com um especialista

No site do Sabre você consegue entrar em contato com um profissional e ser atendido online ou presencialmente. Assim, é possível começar um diagnóstico do seu negócio ou ter um direcionamento mais preciso sobre que rumos tomar.

Também é possível agenda consultoria com hora marcada e ser atendido por webcam, por exemplo, além dos contatos mais tradicionais, como e-mail (agendamento@al.sebrae.com.br) ou telefone (0800-5700800) para dúvidas e sugestões. A ideia é aproveitar os serviços e ter acesso a todas as informações!

A gente espera que o texto tenha te dado um direcionamento sobre como montar e manter uma startup de sucesso. Agora, é a hora de colocar a mão na massa, contando com a ajuda do Sebrae, claro. Que tal começar sabendo de dicas para ter um negócio inovador?

26 de março de 2019