29 de janeiro de 2019

Tire sua ideia do papel: 5 dicas para montar uma startup

Tire sua ideia do papel: 5 dicas para montar uma startup

Mais que tempo ou dinheiro, para montar uma startup é preciso disposição, muita paixão e criatividade, claro! Não é incomum encontrar ótimas ideias que não saem do papel e nunca chegam a se tornar realidade. E, muitas vezes, isso acontece porque falta foco e o entendimento de que esse modelo de negócio tem características bem próprias.

E você, ainda está nessa fase? Não conseguiu dar o primeiro passo? Então, é a hora do pontapé inicial. A gente preparou cinco dicas para você montar uma startup e colocar a vontade de empreender em prática. Ah, mas não esqueça: tudo na vida, sobretudo, os começos têm dores – que te acompanharão sempre, assim como o desejo de crescer!

Vamos à leitura!

Dicas para montar uma startup

Valide seu produto/serviço

Para montar uma startup, além de ter uma ideia original – saiba aqui como montar negócios inovadores -, você precisa entender a visão, o público-alvo e a necessidade do seu produto/serviço. Também é necessário listar as principais funcionalidades e o que espera de retorno: desenvolver a marca, entrar em novo mercado, reduzir custos etc.

Descubra seu mercado

Procure entender quais os públicos possíveis para a sua ideia e o que eles desejam, esperam e precisam – sim, porque uma ideia precisa ser útil. Depois de descobrir esse mercado, dedique-se a estudá-lo para entender suas particularidades, faltas e possibilidades de crescimento.

Tenha um modelo de negócio

Você pode se basear no modelo Canvas, uma ferramenta que vai te ajudar a estruturar as etapas necessárias para gerar valor ao seu futuro cliente e lucro para manter seu negócio funcionando. Claro que no começo muito do que você vai preencher no modelo é baseado apenas em uma ideia, mas comece!

Confira mais detalhes sobre como ter um modelo de negócio para montar uma startup.

Cultive bons relacionamentos

Uma rede de contatos é super importante para qualquer negócio e com uma startup não seria diferente! Construir e manter boas relações vai te ajudar a fechar parcerias, ir atrás de investidores, além de conseguir espaços para participar de feiras ou eventos de tecnologia e empreendedorismo, por exemplo.

Foque e persevere

Começar e crescer demanda muito esforço, então, não pense que um empreendedor não encontrará pedras no caminho. Foco e perseverança no seu objetivo são ótimos aliados para seguir em frente. É preciso calcular os riscos e ter maturidade e jogo de cintura para superá-los.

Dica bônus – Atualize-se! Leia sobre empreendedorismo, administração, marketing, vendas, tecnologia e tudo que achar importante para tocar seu negócio da melhor forma. Quem lê e estuda, além de se manter informado, abre novas perspectivas, e isso é fundamental no caminho do sucesso.

Espero que, além de ter gostado das dicas para montar uma startup, você tenha ficado super animado para começar de verdade. Enquanto isso, descubra que tipo de empreendedor você é: conhecer as suas características é importante para trilhar os melhores caminhos!

29 de janeiro de 2019